Artistas assim não aparecem todos os dias e, no entanto, ela aí está: Joan As Police Woman, também conhecida por Joan Wasser, tem um currículo impressionante.
Tocou com Lou Reed no fabuloso “The Raven”, foi recrutada por Hal Willner para a banda de suporte da sua homenagem a Leonard Cohen, esteve na formacão de Anthony & The Johnsons, faz parte do grupo de Rufus Wainwright e, antes que o fôlego acabe, também tocou com Nick Cave. Mais ainda: foi para ela que Jeff Buckley escreveu “Everybody Here Wants You”. Ela era a companheira de Buckley na altura da sua morte.
Na casa dos 30, Joan parece já ter vivido o suficiente para várias vidas e a sua música manifesta exactamente isso. Editou “Real Life” em 2006, a sua estreia a solo, e o aplauso foi unânime. Violinista desde os seis anos, Joan depressa percebeu que o seu caminho não estava na música clássica: Beethoven já foi interpretado milhões de vezes, eu não iria fazê-lo melhor. Esta determinacão e capacidade de vocalizar as suas opiniões talvez estejam ligadas ao facto de ter recentemente surgido ao lado de Barack Obama numa angariacão de fundos. Esse interesse na política esta manifestado no seu mais recente álbum, “To Survive”, escrito depois do falecimento da sua mãe. Com um nome artístico inspirado numa série de TV dos anos 70 com Angie Dickinson, Joan Wasser tem certamente uma história, um lugar especial para a memória e música profundamente apaixonante para embalar toda a sua experiência que ao vivo tem arrancado os mais rasgados elogios a crítica.
Em Barcelona dia 6 de Novembro, 2008. *
Guimarães dia 8 de Novembro, 2008.
Sintra dia 9 de Novembro, 2008.
Absolutamente imperdível.
*Eu vou!
Texto corrigido depois de retirado daqui